terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA – 3º ANO RELAÇÕES DE PODER E DEMOCRACIA


PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA – 3º ANO
RELAÇÕES DE PODER E DEMOCRACIA
1. A DEMOCRACIA GREGA
1.1. A Ágora e a Assembleia: igualdade nas leis e no direito à palavra;
1.1.1. O contexto histórico e a constituição da democracia grega;
1.2. Democracia direta: formas contemporâneas possíveis de participação da sociedade civil
1.2.1. Democracia direta x democracia representativa;
2. A DEMOCRACIA CONTEMPORÂNEA
2.1. Antecedentes: Montesquieu e a Teoria dos Três Poderes - Rousseau e a soberania do povo;
2.1.1. A fragmentação do poder
2.1.2. A fundamentação e a legitimidade do poder político.
      2.2. O confronto entre as ideias liberais e o socialismo
2.2.1. Conceituação e contextualização de liberalismo e socialismo;
2.3. O conceito de cidadania
2.3.1. O cidadão da polis e o cidadão da cidade contemporânea;
3. O AVESSO DA DEMOCRACIA;
3.1. Os totalitarismos de direita e esquerda
3.1.1. Os conceitos de totalitarismo (de esquerda e de direita)
3.1.2. Identificação e contextualização de exemplos de regimes totalitários (Fascismo, Nazismo...)
3.2. Fundamentalismos religiosos e a Política contemporânea:
3.2.1. Conceituação de fundamentalismo religioso;
3.2.2. Identificação e contextualização das religiões fundamentalistas;
3.2.3. Ocidente versus oriente: o fundamentalismo religioso como justificativa do embate econômico e político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário